Na sequência de um atípico ano, a ludoteca início este setembro com a finalização de atividades e dinâmicas iniciadas o ano letivo passado.
Na horta foi importante começar pela limpeza do espaço, após longos meses de confinamento seguidos de ferias de verão, houve a necessidade de voltar a a colocar o local pronto para receber novas plantações. Por vezes durante os meses de inverno é difícil semear algo que acabe por germinar e crescer em um ambiente frio e ventoso, então optamos por semear em sala de aula, colocando as sementes na terra com substrato em cascas de ovos, visto estas possuírem uma elevada nutrição para o desenvolvimento do vegetal ou fruta semeado. Criou-se também vasos através de garrafadas de água, colorindo-os com tintas acrílicas.
Em artesanato comemorou-se o Halloween, onde os alunos meteram a sua criatividade modo on e fizeram pequenos fantasmas em barro, uma época onde o susto impera foi possível ver que houve enumeras figurinhas cheias de detalhe e não tão assustadoras assim. Celebrou-se também a época mais magica do ano, o Natal, através da realização de pequenas arvores de natal bastante brilhantes e bolas de natal com a impressão digital de cada aluno.
Nas horas de costura, os alunos tiveram oportunidade de colocar a imaginação juntamente com a aprendizagem em prático. Aprendendo o básico das noções de costura e aplicado em tecidos e trapos vários ao seu gosto. Tiveram também a oportunidade de coser em feltro enfeites de natal, decorando-os criativamente. Dando mais brilho e magia às suas arvores de natal.
O filme visualizado este período foi o “Estranho mundo de Jack”, um conto comovente e sombrio, um clássico de Halloween e de Natal. Repleto de cenários mágicos com comedia e aventura. De uma “estranheza diferente” por assim dizer, captando a atenção dos mais miúdos aos mais graúdos. Passando a mensagem de que mesmo quando se tem uma boa intenção, esta pode ser interpretada das mais variadas formas por terceiros. Dando importância à aceitação, de se ser fiel ao próprio interior. Por fim, a película relembra que a bondade nunca é demais.
No dia 22 de Novembro celebrou-se o dia Internacional da televisão onde os alunos debateram os seus benefícios e malefícios. Discutindo os recursos disponíveis através deste meio de comunicação e as emoções que suscitam no Homem.
Realizou-se a atividade “Desenha o meu cérebro” onde através de um esboço de um “cérebro” cada aluno desenhou as mais diversas regiões do outro consoante o que conhecia e achava do outro. Sendo possível partilharem em grupo o que cada uma pensaria ser os interesses e traços característicos do outro.
Chegado à época do natal, os alunos criaram “bandanas” natalícias onde desejam “Feliz Natal”