A Câmara Fotográfica e a fascinante técnica do Light Painting

Neste início de ano letivo, estamos a dar especial destaque às práticas fotográficas, potenciando a capacidade de observação e manuseamento da câmara fotográfica. Os alunos estão a aprender, de uma forma teórica e prática, algumas noções básicas, tais como, os formatos fotográficos (paisagem e retrato); os pontos de vista (picado, contra-picado e frontal) e o enquadramento. Foi-lhes transmitido o que representa a palavra fotografia e a velocidade do obturador e a exposição, pondo sempre em prática estes conceitos tirando fotografias quer no recreio da escola bem como dentro da sala. O último projeto que os alunos estiveram a trabalhar, foi o Light Painting (pintar com luz), que tirando partido da velocidade do obturador consegue-se captar a luz da lanterna do telemóvel e fazer desenhos no ar/espaço, suscitando sempre um fascínio pelos surpreendentes resultados.