Mais um ano letivo que chegou ao fim, e após dois anos com interrupções, enfim que este alcançou a máxima normalidade possível. No decorrer do último período os alunos continuaram a desenvolver atividades tanto no jardim em sala de aula como no espaço da horta. Nomeadamente propagando plantas da família das carnudas, a espada de São Jorge, etc.. Criando vasos para transplantar as plantas.
No espaço da horta ao longo destes dois meses continuaram com a manutenção e a limpeza do espaço, observando o crescimento e florescimento do que foi plantando por eles anteriormente. Em dias de bom tempo as crianças pintaram os canteiros e a capoeira, primeiramente com primer e de seguida coloriram ao seu gosto, tentando sempre manter o tema “natureza” e “animais” em tudo que pintavam.
Visualizaram “O admirável mundo azul”, um documentário que explora a crise em que a água está a nível global, abordando em grande parte as soluções possíveis que temos disponíveis para combater a mesma.
Em horas de artesanato, as crianças terminaram a atividade da tela 3D, que consistia em contar uma história através de uma imagem apenas, utilizando alguma parte da tela para criar um relevo 3D com diversos materiais. Desenvolveram em barro pequenas travessas, pequenos objetos consoante o que a sua vontade e sua criatividade. Moldando, lixando e colorindo ao seu gosto pessoal. Realizaram também a atividade “Pote multiusos” em vidro. Aproveitando um frasco em vidro que tinham em casa, cada criança decorou e criou o seu pote, mais uma tarefa em que o objeto proeminente é dar liberdade à imaginação de cada um.
No horário de costura os alunos terminaram atividades pendentes de períodos anteriores, como “Desenhar em bordado” e porta-chaves com retalhos. Criaram a sua t-shirt personalizada. Com os mais variados materiais disponíveis, dando liberdade à sua originalidade e estampa-la no tecido da t-shirt.
Em atividade e dinâmicas em grupo, desenvolveu-se a tarefa “Scary story VS. Fairy tale” onde em grupo foi debatido em que consistia cada um desses géneros de histórias, as suas semelhanças e as suas diferenças. Foi importante definir cada uma delas com as suas características específicas. De Seguida foi sugiro a cada um que escrevesse e ilustrasse a sua própria historia, identificando todos os aspetos definidos na partilha em grupo, tais como, o vilão, o herói, a ação, etc. Cada história foi lida pelo seu autor ao grupo. Para finalizar a temática foi passado o filme “NightBooks”, um filme onde as crianças identificaram tudo o que tinha sido abordado em horas anteriores. O “Ponyo” foi também um dos filmes visualizados, da criação de Hayao Miyazaki. Um conto magnifico no estilo de anime, um clássico japonês. Narra a história da personagem com o título do filme, uma criatura provinda do oceano e de um menino que vive numa ilha piscatória. Onde se observa a demonstração de virtudes como a compaixão, coragem, curiosidade e empatia pela parte das personagens principais.