Dia dos direitos humanos

Na véspera do dia dos Direitos Humanos (10 de Dezembro), os Clubes de Jornalismo e Natura receberam, na biblioteca da escola, uma representante do ACNUR para um workshop de sensibilização acerca dos refugiados, da sua vivência, complicações legais e sociais inerentes, assim como do trabalho levado a cabo pelo ACNUR.

 A Dra. Ana Sofia Barros é uma de duas representantes da Agência da ONU para os Refugiados em Portugal. Trouxe uma série de imagens que ilustram os longos caminhos percorridos, muitas vezes a pé e sem apoio logístico, por famílias inteiras entre as fronteiras do país de onde se sentiram forçados a sair  (devido a guerras ou perseguição) e os países que os conseguem acolher e integrar. Para além de contar histórias quanto às condições de vida dos refugiados em partes diferentes do mundo, incluindo aqueles que chegaram a Portugal, falou também das parcerias internacionais que suportam a atividade do Alto Comissariado das Nações Unidas a nível mundial.

No final do workshop, propôs exercícios narrativos, em que grupos de alunos pudessem  inventar e descrever histórias de crianças refugiadas fictícias que, com a sua família ou isoladas, sofrem dificuldades no seu percurso para um novo lar seguro, num país de acolhimento.

Queres saber mais acerca do trabalho da ACNUR e outras associações de apoio aos refugiados em Portugal? Visita estes sites:

Jornal Publico
Jornal Observador
UNHCR
CPR