Filmes na Ludoteca

Nesta hora foi visualizado o filme “De volta a casa”, conta a história de um grupo de animais selvagens, considerados mortíferos e julgados como maldosos. A fugir do jardim zoológico na Austrália e conseguirem voltar para o seu habita natural, aquilo que consideram a sua casa. Uma narrativa comovente, cheia de humor. Ao longo desta aventura é possível observar o desenvolvimento interior das personagens, e a mensagem positiva “Não devemos julgar um livro pela sua capa” neste caso aplicado às aparências que as criaturas podem ter, há sempre um interior a conhecer e a descobrir. Até mesmo o vilão acaba por surpreender no fim. 

Após assistirem o filme, as crianças foram motivadas a conversar e a debater ideias que esta história trouxe para cima da mesa. Os direitos dos animais, a adjetivação preconcebida na sociedade, e que nem sempre o é considerado “mau” vem da maldade, por vezes acontece devido a inseguranças que todos um dia experienciamos.

Foi desenvolvida uma ativa com o objetivo de promover o estimular o respeito e a bondade. Através da leitura do conto “How full is your bucket?” para crianças, escrito por Tom Rath e Mary Reckmeyer, ilustrado por Maurie J. Manning. Onde se começou por partilhar em grupo o que se pensa sobre o que vincula o respeito e a bondade. De seguida leu-se o conto que nos dá a conhecer a história de um rapaz, Felix, após o avô lhe contar que todos nós temos um balde invisível, enchendo e esvaziado no dia-a-dia consoante o nosso comportamento e o comportamento dos nossos pares. O rapaz aprende com esse processo, dado que todas as interações do quotidiano nos podem afetar. É discutido em grupo o que foi acontecendo na história. Seguidamente, cada criança cria o seu próprio balde em cartolina, partilhando novamente em grupo as respostas a questões como “Quais as palavras ou maneiras de agir dos outros podem esvaziar ou encher o próprio balde?” e “O que se pode fazer quando se esvazia o balde de alguém com palavras ou ações?”. Ajudando desta forma à consciencialização das crianças para determinados comportamentos.

No Dia Europeu da Criatividade Artística, foi pedido aos alunos para expressarem em papel de cenário como identificavam as divisões das áreas do seu cérebro e em que consistiam as mesmas. Dando liberdade a cada um de transmitir e compartilhar com os outros mais um pouco de sí, onde a única regra seria poderem apenas usar as suas mãos para colocarem o que quisessem no papel.

Por fim, visualizou-se o filme “Para alem da lua”, um conto magico sobre uma menina chamada Fei Fei, a história aborda temas como as relações familiares, a morte de um ente querido, as mudanças e a aceitação de algo novo. Rico em personagens amorosas e músicas que ficam na ponta da língua nos dias seguintes. Uma narrativa onde é possível observar alguns costumes e tradições da cultura chinesa, em que a mensagem positiva passa por demonstrar como os pilares familiares são fundamentais