Neste período deu-se prioridade a explorar o exterior em horas de horta e jardinagem, com jogos escolhidos pelas crianças, passando bons momentos de divertimento e brincadeira. Plantou-se legumes e frutas da época, tais como alfaces, cenouras, alho francês e aboboras. Em canteiros plantaram roseiras. Sendo os alunos responsáveis sempre ao longo do ano pela manutenção e limpeza destes espaços. Em dias chuvosos e/ou com reduzidas condições de estar no espaço exterior, os alunos criaram os seus vasos e visualizaram o documentário “A terra no limite: A ciência do nosso planeta”. Onde se dividiram em grupos para apontar notas e posteriormente discutiram em grande grupo, as mensagens importantes transmitidas através do documentário.
Os filmes passados em sala referentes ao Halloween foram: “Viagem de Chihiro”; “My Neighbor Totoro”; “Casper”; “Nightbooks” repletos de sustos e por vezes arrepios! Onde as histórias se passam em casas assombradas, histórias em que magia abonda e que personagens como fantasmas e espíritos existem. Crianças como protagonistas que demonstram a aceitação das suas diferenças e dos pares, vendo-as como algo único que os torna especiais com os seus gostos e talentos. Aprendendo que trabalhar em equipa é importante para alcançar objetivos.
Nas semanas de Dezembro visualizaram os filmes “Klaus” e “A boy called Christmas”. Ambos os filmes relatam a suposta origem do pai natal e sua mítica distribuição de presentes que acontece na noite de 24 para 25 de Dezembro. Viajando por contos mágicos repletos de estímulos visuais e mensagens positivas referentes à esperança que nunca se deve perder, à comunicação entre pessoas, à compaixão e bondade para com os outros.
Em artesanato este ano voltou-se a decorar aboboras para as crianças levarem para casa, decorando-as para a noite de 31 de Outubro. Os mais velhos tiveram a oportunidade de serem os próprios a cravar o que quisessem na casca da abobora, por sua vez os mais novinhos do 5º ano apenas decoraram. Esta atividade é sempre recebida com bastante entusiasmo por parte dos alunos. Para celebrar a altura do natal, moldaram em barro as decorações, expressando-se de forma criativa, utilizando os diversos materiais colocando-os nas figurinhas em barro.
O primeiro período em costura começa sempre com os ensinamentos básicos, durante as primeiras quatro aulas. Chegando a Novembro é dado o início à atividade natalícia, os enfeites em feltro acabam por ser já uma tradição, no qual os alunos aplicam o seu esforço e energia na sua realização. Ao verem o resultado final acaba por ser satisfatório, seis aulas de trabalho volvido poderem decorar as suas arvores de natal com enfeites que os próprios costuraram e decoraram.
Em horas de actividades e dinâmicas em grupo realizou-se uma dinâmica de apresentação nas primeiras aulas, onde cada aluno escolheu uma palavra, colocando-a numa folha da forma que quisessem e de seguida reunidos em círculo tentavam descobrir a quem as palavras correspondiam. Participaram numa atividade expressiva, representando momentos e situações referente ao bulling. Partilhando as suas perspetivas e sensibilizando para algo que acontece no dia-a-dia nas escolas. Em mote de celebração do natal, os alunos criaram um boneco de neve como decoração para a sala dos clubes, todos os anos a Ludoteca – Actividade e Dinâmicas desenvolve alguma decoração referente a esta época, com o intuito de embelezar o espaço da sala e/ou a arcada em frente à porta da sala, transmitindo assim o espírito natalício.