Em atividades e dinâmicas em grupo, o período começou por se criar uma caia simbólica para se colocar os desejos para este ano de 2024 escritos pelos alunos. Com esta dinâmica as crianças tiveram a liberdade de partilhar com os colegas os seus objetivos para o ano que tinha acabado de começar. Este ato de escrever os seus desejos coloca em perspetiva o que realmente é importante para cada um deles e proporciona uma partilha que leva a um conhecimento mais profundo dos seus colegas. Todos com histórias e vivências diferentes. Em algumas aulas os alunos preferiram jogar a jogos de tabuleiro, ou a jogos como o do “Policia e Ladrão” e ao Jogo da “Aldeia”.
Foi visionado o filme “Big Hero 6”, que conta a história de um rapaz de 14 chamado Hiro Hamada. Considerado um pequeno génio, preferia passar o tempo a jogar com robots do que a ir à escola. Até o seu irmão mais velho lhe mostrar o quão divertido pode ser a universidade onde pode trabalhar num laboratório para robots. Um dia o seu irmão é apanhado num misterioso incêndio e acaba por morrer. Deixando um robot insuflável chamado Baymax. O Hiro dedica-se a tentar desvendar o que realmente aconteceu ao seu irmão e o motivo pelo qual aconteceu. Sempre acompanhado pelo seu fiel companheiro Baymax e os seus amigos. Uma história com momentos emotivos, com mensagens como reconhecer a importância de em momentos difíceis estar rodeado dos amigos e da família é fundamental para ultrapassar a vivência que é o luto na tragédia de perder alguém. Fala de trabalho de equipa, curiosidade, coragem e empatia.
Os alunos também assistiram à “Alice in Wonderland” um dos clássicos das histórias mágicas da Disney, na versão (2010) do realizador Tim Burton. Narra o conto de uma rapariga que acaba por cair num buraco enquanto perseguia um curioso coelho cheio de pressa e nesse buraco depara-se com um submundo mágico. Com um chapeleiro louco, uma rainha de copas, umas rainhas de branco, um valete de copas, e por aí fora, repleto de personagem à medida deste reino encantado. Alice enfrenta uma batalha pela justiça, contra a tirania da rainha de copas, acreditando nos seus sonhos e nas suas próprias habilidades. É um exemplo promissor para jovens raparigas, que observam a tenacidade com que a Alice ultrapassa as adversidades que encontra naquele mundo encantado.