Em atividades e dinâmicas em grupo, os alunos criaram um Escape Room e uma Caça ao tesouro/Gincana. Divididos em dois grupos, cada criou a atividade para o outro decifrar. Tanto a autoria como a realização das dinâmicas foram da inteira responsabilidade dos alunos e em ambos foram executadas com sucesso, sem esquecer a criatividade e a diversão. Os alunos também criaram o mural das emoções. Inicialmente cada aluno planificou individualmente o seu mapa das emoções, onde escreviam sítios e momentos importantes para a panóplia de sentimentos que vivessem no seu dia-a-dia. Passando para desenhos figurativos/representativos do que teriam partilhado na sua folha individual, de seguida, divididos em dois grupos, cada criou um mural em papel de cenário.
Em aulas de cinema os alunos ano assistiram ao “Ferdinando”. Numa breve introdução debateu-se assuntos referentes aos direitos dos animais, em especial foco na exploração de animais para divertimento do Homem. A longa metragem conta uma história doce sobre compaixão e a não violência. Ferdinando é um touro que desde tenra idade prefere flores e amizades, à agressividade e violência onde os touros são criados para um único desfecho, as touradas e o puro entretenimento do Homem. Ferdinando cresce e torna-se um gigante em tamanho e um gentil em valores e de carácter forte. Demonstrando que ser fiel a si próprio é o caminho a seguir. Os alunos também assistiram ao filme “Divertidamente”. Em modo de celebrar a etapa tão importante que é a adolescência, vivida neste momento pelos jovens nestas idades. Posteriormente ao filme foram discutidos em grupo temas como o desenvolvimento social e emocional, sentidos nesta fase. O filme passa mensagens importantes como a existência de enumeras emoções que todos nós experienciamos no nosso dia-a-dia. Não é possível apreciar a felicidade sem se conhecer a tristeza. É indispensável haver um canal aberto e honesto na comunicação entre pais e filhos, até mesmo quando é doloroso fazê-lo.