Em artesanato os alunos desenvolveram a atividade ”O meu Planeta” onde lhes foi estimulado o ato de refletir no autoconhecimento, através da originalidade pessoal. Primeiramente com um projeto onde espelhavam como cada um se identificava, as suas crenças, gostos, objetivos futuros. De seguida construindo uma escultura que simbolizasse o “planeta” com jornais e cola, moldando também objetos em diversos materiais (ex: arame, barro, gesso, cordel) para no fim serem colados ao “planeta”. Todo o trabalho prático foi acompanhado com pintura, tanto na superfície como nos objetos. Para terminar todos tiveram a oportunidade de conhecerem os “planetas” uns dos outros.
Num vaso de um tamanho grande, em cerâmica, cada turma em artesanato decorou o seu vaso para posteriormente serem utilizados no espaço da horta. Dando-lhes a liberdade total de fazerem o que quisessem.
Utilizando papel de cenário, tintas e apenas as próprias mãos, as crianças partilharam o que cada um considerava ser “criatividade”, ouvindo o que alguns colegas de forma subjetiva diziam sobre a sua tela, qual era a sua perceção, a sua emoção e o que aconteceria se a imagem fosse em movimento, qual seria a ação a decorrer. No fim cada um falou de uma forma personalizada dos mesmos tópicos referentes à sua “criatividade”.
No mote de um fim de um ciclo na vida, em específico para os alunos de 7º ano, que no próximo ano já não estarão presentes nos Clubes Paula Vicente. Os alunos fizeram um Dream Catcher em diversos materiais ao seu critério. Um caçador de sonhos onde abordaram esses mesmos sonhos que todos eles anseiam por realizar no seu futuro.