Sendo a cultura o resultado da socialização humana e da sua ação sobre o mundo, e estando ela intimamente ligada com a memória, no Clube de Cultura abordámos a relação entre o pensamento, a aprendizagem, a retenção e a difusão de informação para a construção das identidades culturais.
Neste sentido, observamos como o cérebro é responsável pela interpretação das nossas sensações e perceções, cabendo-lhe a
interpretação das mesmas, muitas vezes de uma forma instintiva e automática. Assim, quando falamos em memória, falamos em conhecimento, em conteúdo verbal, imagético, e não só — falamos de sons, cheiros, texturas que os nossos ouvidos, narizes e dedos imediatamente quase como se não pensássemos sobre isso.
O conceito de memória muscular também foi abordado e no seguimento, fizemos o jogo das “caixas mistério” em que a turma, dividida em duas equipas, se propuseram a adivinhar através do tato e do desenho por entendimento da forma (desinfetado sempre as mãos) os quatro objetos nestas caixas escondidos.